O Cenário da Reciclagem no Brasil

Que a reciclagem é de suma importância na sociedade, nós já sabemos e destacamos anteriormente o processo de descarte dos resíduos, entretanto, como é o cenário atual da reciclagem no Brasil?

Atualmente, o Brasil possui cerca de 215 milhões de habitantes, cada um deles gera resíduo de embalagens. Estima-se que, no ano de 2022, cada brasileiro gerou cerca de 380 kg no ano, totalizando 77 milhões de toneladas. Para termos uma visão do melhor, é como se cada um tivesse um búfalo em sua residência.

O descarte apresenta algumas dificuldades, como, por exemplo, apenas 15% da população possui a coleta seletiva de porta a porta, o que dificulta muito a coleta, destino final e suas informações (tipo de embalagem, peso, material, etc.). Dessa forma, deixa-se de lado cerca de 5 milhões de toneladas descartadas incorretamente.

Os que são coletados devidamente, em sua grande maioria, são encaminhados para aterros sanitários. Dentre todos os resíduos coletados, apenas 4% são devidamente reciclados, ou seja, dos 77 milhões de toneladas geradas no ano, apenas 3 milhões possuem o descarte completo. O restante é deixado nos aterros, lixões a céu aberto, rua, canais de esgoto, mar ou rios.
Cerca de 30 bilhões de reais são gastos por ano para realizar essa limpeza urbana, além de acrescentar no problema de enchentes, contaminação do ar e da água no local, afetando moradores, animais e a natureza local.

Portanto, podemos ver que, no cenário atual, o resíduo no Brasil traz apenas gastos e problemas. O Catalog possui o necessário para resolver esse problema. Agregando valor ao resíduo, identificando, levando ao tratamento correto, beneficiando quem ajuda, criando empregos e diversos outros benefícios.

Fonte: IBGE e Panorama dos Resíduos 2023 (ABREMA)